Artigos

5 Dicas de como organizar a sua empresa financeiramente

Dicas

Imagine a seguinte situação: um empresário comemora o crescimento nas vendas de seu produto. Dias depois, ele se surpreende, pois esse crescimento não melhorou a margem de lucro. Nesse caso, os processos financeiros desse negócio podem estar comprometidos. Surge, então, a pergunta: como organizar a empresa financeiramente?

Manter os processos financeiros organizados pode ser um desafio e tanto. Para ajudá-lo a entender mais sobre esse tema, preparamos este artigo. Leia até o fim e aprenda a solucionar essa questão!

1. Separe as contas pessoais das empresariais

Recorrer ao caixa da empresa para poder socorrer as finanças pessoais, é um erro comum que pode comprometer o seu negócio. Organize seu orçamento doméstico tendo como base o valor do seu pró-labore.

O mesmo vale para o cartão de crédito da empresa. Ele deve ser usado com cuidado, apenas para atender às demandas do negócio.

2. Priorize o pagamento das dívidas

A inadimplência representa um grave problema às empresas por dois motivos: o primeiro deles é que ela dificulta a compra de matéria-prima — o que compromete a produção.

O segundo é que as taxas de juros podem tornar uma pequena dívida em um grande problema. Por isso, se você realizou um empréstimo ou financiamento, e não sabe como organizar a empresa financeiramente, opte por priorizar o pagamento da dívida.

5 Dicas de como organizar a sua empresa financeiramente
5 Dicas de como organizar a sua empresa financeiramente

3. Organize seus prazos

Entender quanto tempo dura o seu estoque, qual as datas limites para o pagamento das contas e quando sua empresa receberá pelos serviços prestados é fundamental para organizar o caixa do negócio e ajudá-lo a se planejar.

4. Conheça o seu capital de giro

Ter em mente o valor do capital necessário para fazer o negócio funcionar é importante, pois ajuda o empresário a organizar todos os processos financeiros da companhia.

Quando esse valor apresenta muita oscilação, é sinal de que a empresa está enfrentando uma situação atípica — o que exige atenção dos sócios.

5. Estude o seu mercado

Existem momentos em que o mercado sinaliza ao empresário a necessidade de avanço ou recuo. Esteja atento. Empresários que não analisam os mercados nos quais estão inseridos podem fazer péssimas escolhas financeiras, como fazer grandes investimentos em um momento de recessão, por exemplo.

Agora que você entendeu como organizar a empresa financeiramente, deve ter percebido que essa tarefa, apesar de exigir esforço por parte da empresa, não é impossível, não é mesmo?

A T&M Assessoria Contábil tem a experiência necessária para te auxiliar na organização das despesas da sua empresa!